Cultura catarinense está sendo drasticamente atingida pela pandemia, ponderam palestrantes do LIDE SC
Encontro on-line ocorreu nesta quinta-feira (13) e reuniu mais de 140 participantes.
O LIDE Talks desta quinta-feira (13) ressaltou a importância de um olhar urgente para a cultura catarinense. O encontro on-line promovido pelo LIDE Santa Catarina reuniu membros da Academia Catarinense de Letras, Lélia Pereira Nunes, Moacir Pereira e Salomão Ribas Junior. Para eles é evidente o impacto gerado pela pandemia na área.
O fechamento de museus, casas de espetáculo e teatro fragilizou ainda mais um setor já pouco prestigiado pelo poder público. É essa a avaliação do jornalista Moacir Pereira sobre os investimentos em cultura em Santa Catarina. “A cultura é o setor mais dramaticamente atingido nessa pandemia. Eu torço para que uma nova fase pós-pandemia tenha em primeiro lugar a vacina e depois a inteligência governamental”, ponderou. A mesma visão é compartilhada pelo advogado Salomão Ribas Júnior: “a pandemia deu uma pancada na cultura. A cultura é vista como uma espécie de prima pobre na construção do estado brasileiro e também na visão popular”.
A socióloga Lélia Pereira Nunes reforça ainda as transformações que a pandemia e o distanciamento social irão provocar na produção de artistas catarinenses. “O que vemos de março até agosto são sentimentos diferentes. O homem se reinventa e ele é o agente da cultura. O que teremos no pós-pandemia dependerá da ação do homem. O que vemos em Santa Catarina é exatamente o não investimento em bens culturais e que poderiam ser reverenciados pelo turismo”, pontua salientando o retorno econômico do investimento estratégico em duas áreas fortemente afetadas nesse momento, a cultura e o turismo.
Para o presidente do LIDE Santa Catarina, Wilfredo Gomes, se desde o início da pandemia os governantes tivessem tratado o assunto com mais seriedade os impactos para a sociedade hoje seriam menores. “A falta de serenidade que o mundo teve para enfrentar essa pandemia e de muita informação desencontrada foi o que levou ao cume dessa situação”, avalia.
O LIDE Talks é uma iniciativa para debater temas relacionados ao desenvolvimento do empresariado catarinense, pautando temas relevantes e incentivando o crescimento, troca de experiências e aperfeiçoamento contínuo.
Nesta edição do LIDE Talks tivemos a participação:
Lélia Pereira Nunes - Membro da Academia Catarinense de Letras. Escritora. Socióloga. Pesquisadora da Cultura Catarinense e Açoriana.
Moacir Pereira - Colunista do Notícias do Dia. Comentarista político do Grupo ND. Autor de 53 livros. Membro da Academia Catarinense de Letras.
Salomão Ribas Junior - Membro da Academia Catarinense de Letras. Escritor. Radialista. Advogado. Político.
E como mediador do Talks:
Wilfredo Gomes - Presidente do LIDE Santa Catarina
Assista esse e outros talks realizados pelo LIDE Santa Catarina acessando nosso canal no youtube CLIQUE AQUI