Governador Carlos Moisés apresentou dados da gestão para empresários em evento do LIDE SC
Com investimentos em diversos setores e otimização de processos a expectativa para 2020 é de crescimento
O governador Carlos Moisés da Silva encerrou o ciclo de eventos promovidos pelo LIDE Santa Catarina em 2019 com palestra para filiados e convidados do grupo de líderes empresariais. O encontro nesta terça-feira (12), na Fiesc, destacou os avanços obtidos em todos os setores ao longo deste primeiro ano de governo e os desafios para 2020.
Com 30 anos de carreira no Corpo de Bombeiros este é o primeiro cargo eletivo ocupado pelo atual governador catarinense. Com o desafio de otimizar recursos e tornar o Estado mais competitivo ele compartilhou as dificuldades encontradas ao assumir o comando em janeiro e a nova postura adotada desde então. Entre as ações estão a contratação de secretariado técnico, revisão de contratos, reforma administrativa e implantação de indicadores de desempenho. “A gente começou a estabelecer mudanças de comportamento, inovação, transparência e desburocratização. O nosso objetivo é fazer com que as soluções sejam apresentadas para que o Estado seja mais leve”, destacou.
O governador salientou ainda que entre as prioridades da gestão está o fomento a um Estado mais forte e propício ao desenvolvimento das empresas. Nesse sentido, a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) tem facilitado o cotidiano dos empresários. “A criação de uma empresa em Santa Catarina levava 30 dias, 15 dias ou até mais. Hoje a Jucesc de forma 100% digital possibilita a criação de uma empresa em nosso Estado em até 40 minutos”, destacou.
Novas medidas como a redução da utilização de papel na administração e a utilização de aplicativo para a compra de combustíveis da frota de veículos do governo gerarão economia estimada de R$ 29 milhões e R$ 5 milhões ao ano, respectivamente. Outros dados apresentados por Carlos Moisés revelam ainda o bom posicionamento de Santa Catarina frente ao cenário nacional, como a projeção de crescimento econômico de 3,9% contra 0,9%; saldo de desemprego 41,7 mil contra 73,4 mil; e taxa de informalidade 22,7% contra 41,5%. Investimentos em segurança pública, educação e saúde também foram abordados pelo governador.
O presidente do LIDE Santa Catarina, Wilfredo Gomes, reforçou a importância de encerrar o ano recebendo o principal representante político do Estado. “Ao longo de 2019 tivemos encontros importantes para discutir temas como inovação e tendências de mercado. Estamos muito otimistas com o novo ciclo de 2020 e com as possibilidades de crescimento e desenvolvimento por meio de networking entre os principais empresários de Santa Catarina”, afirma.
Clipagens
07.11.19 - ND+ - Fabio Gadotti
07.11.19 - Notícias do Dia - Fabio Gadotti
09.11.19 - Revista NSC - Ânderson Silva
12.11.19 - Blog do Paulo Alceu
12.11.19 - ND+ - Fabio Gadotti
13.11.19 - Notícias do Dia - Cidade