Transformação digital é o futuro das empresas

14 de outubro de 2016 às 5:42 pm | Publicado por admin | Deixe um comentário

Evento promovido pelo LIDE SC em parceria com a Semana Guga Kuerten mostrou os desafios para a Indústria 4.0

 

Como será a indústria em alguns anos? O que irá mudar no modo como são produzidos e pensados os produtos? Esse novo tempo, com tecnologia e assertividade já começou a ser pensado, é o que explicou o diretor-geral da Porsche Consulting Brasil, Rüdiger Leutz, no evento promovido pelo LIDE Santa Catarina em parceria com a Semana Guga Kuerten, nesta quinta-feira (13).

Nos próximos dez anos mudanças profundas serão percebidas nos negócios ao redor de todo mundo, é a chamada Indústria 4.0. Fortemente marcada pela transição digital, essa nova era propõe agregar valor, aperfeiçoar procedimentos e aumentar a resolutividade. “O desenvolvimento das tecnologias é uma grande força para a indústria 4.0. Ela vai afetar os processos e acabar com o desperdício”, pontuou Rüdiger.

Várias empresas já atuam com o olhar no futuro como, por exemplo, a Porsche, Amazon e, no Brasil, instituições bancárias. O especialista destaca ainda que é preciso que os gestores estejam atentos para o aperfeiçoamento das empresas. Capacitar e treinar os colaborados, aproveitar os recursos existentes e investigar formas de eliminar o desperdício são formas de se preparar para o futuro. “É preciso integrar as máquinas para o crescimento e melhoramento contínuo dos processos. Não se esqueçam do passo de melhoria contínua, olhando em que a Indústria 4.0 pode te ajudar. Um processo ruim é um processo ruim, com a digitalização ele será um processo ruim digitalizado”, orientou ao reforçar a importância de bases consolidadas e eficientes nas empresas.

A evolução, no entanto, não alcança somente o mundo empresarial, sendo comum em várias áreas, como no esporte. O ex-tenista Guga Kuerten, um dos maiores nomes do mundo na modalidade, acompanhou a palestra. Para ele, a transformação digital é cada vez mais evidente, sendo preciso reagir a esse novo momento. “No esporte a gente sempre tem uma desconfiança com isso, e no final depende da nossa disponibilidade de melhorar”, brincou ao lembrar que atualmente é possível, por exemplo, montar uma rotina de exercícios e alimentação específica voltada para o alto rendimento, evitando lesões e aumentando o potencial dos atletas, com o uso das novas tecnologias aliadas a uma equipe técnica eficiente.

O encontro, que ocorreu na sede do Grupo Guga Kuerten, em Florianópolis, reuniu líderes empresariais de todo o Estado.

 

Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne os principais líderes do Brasil e do mundo. Com o objetivo de integrar empresas, organizações e entidade privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo. Fomenta o intercâmbio cultural, amplia a oportunidade de relacionamento e visa estimular a geração de negócios entre seus filiados.

Fundado em junho de 2003, atualmente, são mais de 1.700 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Báscara Investimentos Imobiliários, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, ENGIE, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, Regional Properties, SC Gás, Sebrae/SC, Sicoob, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Villaggio Grando Boutique Winery, RRS Advogados Associados.

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Blocolit, Cianet, Clear Inovação, Damyller, Jô Cintra Boutique Viagens, Lumis Construtora, Mari Pelegrini, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, Lica Paludo Produções, Khronos, Menton Turismo e JPS Negócios.

Ao LIDE Futuro estão associadas Damyller, Lusch, Mirach, Khronos, Viaje Global, Grupo Maria´s, Dr. Cuco, Agência Mito, Magic Bubble e Lumensul.

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado