Presidente do Einstein defende tecnologia na saúde

21 de julho de 2016 às 11:05 am | Publicado por admin | Deixe um comentário

Claudio Lottenberg falou sobre o tema em jantar-debate do LIDE Santa Catarina na última terça-feira (19)

 

Aplicativos, aparelhos e tecnologias surgem a todo o momento e, além de contribuírem na organização de tarefas do cotidiano podem, também, tornarem-se aliadas da saúde. É o que acredita o presidente do Hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg, convidado do último jantar-debate do LIDE Santa Catarina. O encontro ocorreu na terça-feira (19), na ACM, em Florianópolis, e reuniu renomados profissionais da saúde e líderes empresariais do mercado catarinense.

O uso de novas tecnologias ainda é visto com certo receio em diversos setores, no entanto, é inegável o potencial que possuem para, por exemplo, contribuir na prevenção de doenças. É o que defende Lottenberg no que chama de uberização da saúde. “A telemedicina, por exemplo, pode ser usada para prevenir e promover o bem-estar. Precisamos valorizar o papel da informação”, destacou. Para ele, é necessário investir na formação dos profissionais, para que estejam alinhados com os investimentos em opções mais modernas. “É preciso repensar o papel médico com processos de formação continuada. O avanço tecnológico é um exemplo de ganhos que a ciência pode trazer”, analisa.

Lottenberg afirmou ainda que a modernização pode contribuir na redução de gastos, com automação de processos e organização. “O Brasil hoje gasta 9% do Produto Interno Bruto (PIB) na saúde. Porém, as portas de entrada que ofertamos aos usuários, tanto do SUS quanto do privado, são onerosas. O hospital é lugar de paciente grave”, afirmou ao defender que o acompanhamento e prevenção sejam feitos com apoio de tecnologias, reduzindo a necessidade da população em recorrer a hospitais e prontos-socorros.

Claudio Lottenberg é presidente do LIDE em Saúde desde 2011. Além disto, traz no currículo a autoria dos livros “A Saúde Pode dar Certo” e “Saúde e Cidadania – A tecnologia a serviço do paciente e não ao contrário”. Experiência que fez com que fosse indicado como um dos líderes de melhor reputação pela Revista Exame em 2014 e eleito “Executivo de Valor” na área da Saúde pelo Valor Econômico pelo 4º ano consecutivo.

 

Sobre o LIDE

Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. Para isso  são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios. O Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, presente em 12 estados brasileiros.

 

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Báscara Investimentos Imobiliários, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, Regional Properties, SC Gás, Sebrae/SC, Sicoob, Sinepe SC, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Tractebel, Villaggio Grando Boutique Winery, RRS Advogados Associados.

 

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Blocolit, Cianet, Clear Inovação, Colormar, Damyller, Jô Cintra Boutique Viagens, Lumis Construtora, Mari Pelegrini, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, Lica Paludo Produções, Khronos, Menton Turismo e JPS Negócios.

 

Ao LIDE Futuro estão associadas Mirach, Viaje Global, Grupo Maria´s, Dr. Cuco, Agência Mito, Magic Bubble e Lumensul.

 

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado