Ações do poder público catarinense durante a pandemia foram debatidas em encontro do LIDE SC

Júlio Garcia, presidente da Alesc, e Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, conversaram com empresários em live nesta terça-feira (16)

Com destaque no cenário nacional no combate à pandemia do novo coronavírus, a experiência de Santa Catarina e o papel do poder público nessas estratégias foram debatidos nesta terça-feira (16). Participaram do encontro on-line o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio Garcia, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. O encontro, acompanhado por convidados e filiados das unidades nacionais e internacionais do LIDE, foi mediado pelo presidente do Grupo no Estado, Wilfredo Gomes.

De acordo com o boletim divulgado pelo governo estadual, Santa Catarina contabilizava até 15 de junho 13.960 casos confirmados da Covid-19 e 199 óbitos. Apesar de impactantes, os números são bastante inferiores aos registrados no sudeste, norte e nordeste brasileiros. Para manter o controle sobre a doença, no entanto, uma série de medidas foram tomadas. O presidente da Assembleia do Estado, deputado Júlio Garcia, ressaltou a rapidez com que os parlamentares adaptaram a rotina para manter a atuação. “A Alesc manteve seu papel fiscalizador, sendo obrigada, inclusive, a abrir uma CPI nesse período, então nenhum atividade acabou sendo comprometida”, o deputado observou ainda que “muitas atividades do serviço público no pós-pandemia podem ser mantidas em home office, facilitando a vida do servidor, a qualidade da mobilidade urbana e gerando economia”.

Florianópolis foi o primeiro município a registrar um paciente com o novo coronavírus no Estado. Medidas de distanciamento social, barreiras sanitárias no aeroporto, fechamento do comércio e paralisação do transporte público, porém, fizeram com que a cidade não registrasse nenhuma morte pela doença durante mais de um mês. Agora, com a retomada dessas atividades, o pedido do prefeito Gean Loureiro é de sensibilização para que a capital se mantenha com a menor taxa de letalidade da doença no País. “Vamos passar por um grande desafio nesta quarta-feira (17), com a volta do transporte público. Nós ainda não vencemos a guerra, o nosso momento ainda é muito difícil e trabalhar a flexibilização depende da cooperação de todos. Não existe maior aliado da economia nesse momento do que o cuidado com a saúde”. O prefeito salientou também a agilidade na aquisição de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde e testes para detecção da doença. “Não chegou nada do governo federal até agora. Quem ficou aguardando por isso perdeu muito tempo”.

O LIDE Talks faz parte das iniciativas do LIDE Santa Catarina para fortalecimento do empresariado. “Temos exemplos que precisam ser compartilhados. O momento é difícil e de aprendizado, mas devemos manter os nossos olhos no futuro, entendendo como tornar o pós-pandemia em uma oportunidade para ainda mais desenvolvimento. A conversa de hoje mostrou que estamos na dianteira da situação”, pontua Wilfredo Gomes.

 

Sobre o LIDE – Organização não-governamental, reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

Presente em diversos países e com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais (incluindo Santa Catarina) e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

 

Assista esse e outros talks realizados pelo LIDE Santa Catarina acessando nosso canal no youtube CLIQUE AQUI 

 

 


Wilfredo Gomes

Presidente LIDE SC

O LIDE é uma organização que reúne as principais lideranças empresariais do País. Seu objetivo é defender o crescimento da livre iniciativa, a ética na governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social das empresas. Acreditamos que através do relacionamento e troca de experiências surgem ideias e projetos que fazem a diferença. Por este motivo promovemos diversos encontros, fóruns, seminários e workshops que reúnem expoentes de diversas áreas empresariais.


Voltar ao topo