Encontro do LIDE Futuro debateu sucessão familiar na Capital

Evento na Fecomércio reuniu lideranças empresariais e cases de sucesso nesta segunda-feira (22)

A sucessão familiar em negócios de todos os portes e setores é um desafio ao empresariado. Para debater o assunto o LIDE Futuro, área de atuação do LIDE SC, promoveu nesta segunda-feira (22) uma conversa sobre o tema. O encontro na Fecomércio, em Florianópolis, reuniu Adriano Palma Silva, diretor do Faial Prime Suites, Bruno Souza e Lucas Souza, Diretores de Negócios do Grupo Khronos, com mediação de Charles Machado, presidente da Câmara de Comércio Exterior e Mercado de Capitais da Fecomércio.

A preocupação com a continuidade e preservação do patrimônio já conquistado deve estar entre as prioridades da gestão de uma empresa desde o início. “O planejamento sucessório começa no nascimento da empresa. Por mais que o empresário entenda que ele é imortal, ele tem esse desafio de se reinventar e de se preparar para a troca de gerações”, afirma Charles Machado.

Para o diretor do Faial Prime Suites, Adriano Palma Silva, a ausência de planejamento gerou uma série de desafios. Após o falecimento precoce do pai o empresário, na época com 24 anos, precisou assumir o hotel da família e lidar com uma série de dificuldades financeiras, sucateamento da estrutura e perda de mercado. Após anos reequilibrando as contas e investindo em modernizações atualmente o local é referência na capital catarinense, tendo recebido no último ano duas premiações na categoria de Serviços, uma concedida pelo LIDE SC e outra pela ADVB/SC. “Antes de pensar na empresa eu pensei nas pessoas, foi isso que me motivou. Todas as nossas ações são baseadas em resiliência, respeito e no propósito que temos de buscar esse reconhecimento. Essas atitudes nos colocam na liderança”, pontua.

A compreensão da necessidade de preparar uma gestão futura foi percebida pelo Grupo Khronos, especializado em tecnologia de segurança. Os diretores Bruno Souza e Lucas Souza compartilharam com os convidados como o crescimento e expansão dos negócios tem caminhado ao lado da inserção desta nova geração nas tomadas de decisão do grupo. “Desde pequenos nós convivemos dentro da empresa, cada um buscando o espaço em que mais se identificava. Efetivamente estamos há 12 anos na empresa. Ainda não nos sentimos totalmente preparados, mas no momento em que isso for necessário assumiremos a responsabilidade com o máximo empenho”, destaca Lucas.

O LIDE Futuro é uma área de atuação do LIDE SC responsável por reunir jovens empresários com o intuito de estimular potencialidades criativas e inovadoras. “Nosso objetivo é agregar conhecimentos e fomentar o crescimento. Encontros como esse servem para refletir sobre como é possível profissionalizar ainda mais nosso dia a dia”, afirma o presidente do LIDE Futuro, Lucas Schweitzer.

Clipping

16.07.19 - De Olho na Ilha

19.07.19 - Clube do Champanhe

22.07.19 - A Notícia - Moacir Pereira

22.07.19 - Diário Catarinense - Moacir Pereira

22.07.19 - Jornal de Santa Catarina - Moacir Pereira

22.07.19 - NSC Total

23.07.19 - De Olho na Ilha

23.07.19 - Notícias do Dia - Fabio Gadotti

 

Site De Olho na Ilha

 


Wilfredo Gomes

Presidente LIDE SC

O LIDE é uma organização que reúne as principais lideranças empresariais do País. Seu objetivo é defender o crescimento da livre iniciativa, a ética na governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social das empresas. Acreditamos que através do relacionamento e troca de experiências surgem ideias e projetos que fazem a diferença. Por este motivo promovemos diversos encontros, fóruns, seminários e workshops que reúnem expoentes de diversas áreas empresariais.


Voltar ao topo