Em almoço do LIDE SC comandante da Polícia Militar destacou estratégias de combate à violência

Coronel Araújo Gomes frisou como a tecnologia tem sido utilizada para redução de indicadores no Estado

Santa Catarina se destaca nacionalmente na área de segurança pública de acordo com dados fornecidos pelo comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Araújo Gomes, no almoço-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina. O evento nesta terça-feira (10) reuniu lideranças empresariais na Fiesc, em Florianópolis.

Entre as razões que levam Santa Catarina a estar no topo do ranking realizado pela Folha em 2018 sobre segurança pública, além de apresentar redução considerável nos dados de violência no comparativo com anos anteriores, está o reposicionamento da Polícia Militar. A corporação integrou novas tecnologias e práticas às ações cotidianas com a criação, por exemplo, do Colegiado Superior de Segurança que soma esforços com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias. Com isso, pautas importantes são debatidas rapidamente e de forma mais eficiente. A reestruturação da Polícia Militar passou também por uma revisão da missão, focando esforços na presença e proteção à sociedade de modo cada vez mais inteligente. “O modelo de segurança pública que implementamos aqui em Santa Catarina foca em controlar a criminalidade, reduzindo o medo da população. Porque não adianta reduzir os indicadores se isso não impactar na vida das pessoas”, reforça o comandante. Neste ano foram registrados pelas guarnições em todo o Estado 49 mil furtos, aproximadamente três mil a menos do que no mesmo período do ano passado. Houve queda também no número de homicídios e latrocínios.

Pioneira no país a Polícia Militar catarinense deve concluir nos próximos dias a instalação de câmeras corporais acopladas às fardas dos agentes. O recurso é importante para garantir a segurança da população e policiais. “Nos próximos 40 dias todas as equipes terão câmeras corporais que farão a filmagem, garantindo transparência e segurança jurídica. Esse projeto não tem precedentes nesta escala no País”, destaca. A corporação já faz uso de outras tecnologias como os tablets, o que causa uma redução de até 50% no tempo de atendimento ao cidadão.

Para o presidente do LIDE Santa Catarina, Wilfredo Gomes, é preciso que haja investimentos cada vez maiores em segurança pública. “Vemos que o trabalho que está sendo realizado em Santa Catarina é realmente único, com reflexos extremamente positivos para a população. A forma como a violência tem sido combatida aqui precisa servir de exemplo para outros Estados”, afirma.

O LIDE Santa Catarina reúne líderes empresariais para promoção de debates e networking. 

 

Clipping 

06.09.19 - Blog do Prisco

06.09.19 - Timbó Net

07.09.19 - Ego Notícias

07 e 08.09.19 - A Notícia - Moacir Pereira

07 e 08.09.19 - Diário Catarinense - Moacir Pereira

07 e 08.09.19 - Jornal de Santa Catarina - Moacir Pereira

09.09.19 - Acontecendo Aqui

09.09.19 - Notícias do Dia - Fabio Gadotti

10.09.19 - Diário Catarinense - Fernanda Nasser

10.09.19 - ND+

10.09.19 - Notícias do Dia - Mercado

10.09.19 - SC Portais

11.09.19 - ACAERT

11.09.19 - De Olho na Ilha

11.09.19 - Notícias do Dia - Cidade

13.09.19 - Cabeço Negro

13.09.19 - O Celeiro

16.09.19 - Notisul - Pelo Estado

16.09.19 - RCN

Galeria de imagem


Wilfredo Gomes

Presidente LIDE SC

O LIDE é uma organização que reúne as principais lideranças empresariais do País. Seu objetivo é defender o crescimento da livre iniciativa, a ética na governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social das empresas. Acreditamos que através do relacionamento e troca de experiências surgem ideias e projetos que fazem a diferença. Por este motivo promovemos diversos encontros, fóruns, seminários e workshops que reúnem expoentes de diversas áreas empresariais.


Voltar ao topo