Identificar líderes é desafio para empresas

16 de setembro de 2016 às 4:58 pm | Publicado por admin | Deixe um comentário

Eduardo Sattamini destacou, durante almoço-debate do LIDE SC, a importância de um planejamento de sucessão

 

Construir o futuro das organizações é um desafio crescente. Com novas tendências surgindo a todo instante, planejar a sucessão para cargos de liderança é essencial para manter o caminho do crescimento. O tema foi abordado nesta quinta-feira (15) por Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia, durante almoço-debate do LIDE Santa Catarina, na ACM, em Florianópolis.

Buscar colaboradores com potencial de liderança foi uma situação vivida recentemente pela Engie Brasil Energia, maior companhia privada de energia elétrica do país. Em 2012, do total de sete diretores, quatro estavam próximos da aposentadoria, iniciando, então, o processo de seleção para sucessores, que envolveu 20 candidatos, e foi finalizado somente em 2014, com a escolha dos profissionais. Para Sattamini, que dividiu com o público a experiência da empresa, o planejamento é fundamental para o crescimento dos negócios. “O mundo apresenta novos desafios, novas tecnologias e novos modelos. O processo de sucessão é cada vez mais difícil, pois exige pensar antecipadamente as novas competências que o mercado vai exigir”, pondera.

De acordo com pesquisa realizada pela Forbes, somente 55% dos CEOs são escolhidos dentro das companhias. Ou seja, o desenvolvimento de potenciais dos próprios colaboradores ainda é falho. “É preciso oferecer perspectiva aos funcionários com ações contínuas. O planejamento de sucessão é um processo longo, mas necessário para o futuro das organizações”, afirma.

A diretora de Recursos Humanos da Engie Brasil Energia, Simone Barbieri, também participou do encontro. Para ela, é preciso envolver os gestores neste processo que deve ser permanente e duradouro. “A preparação para a sucessão é longa. Mudar hábitos não é fácil. E quando a gente fala em liderança e competência, são necessários mais de dois ou três meses para resultados”, explica.

Para o presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes, o almoço-debate é um momento para troca de experiências e conhecimento. “Somos um grupo de líderes empresariais, portanto discutir o futuro das organizações para que permaneçam no caminho do crescimento, é fundamental”, comenta.

 

Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne os principais líderes do Brasil e do mundo. Com o objetivo de integrar empresas, organizações e entidade privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo. Fomenta o intercâmbio cultural, amplia a oportunidade de relacionamento e visa estimular a geração de negócios entre seus filiados.

Fundado em junho de 2003, atualmente, são mais de 1.700 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro.

 

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Báscara Investimentos Imobiliários, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, ENGIE, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, Regional Properties, SC Gás, Sebrae/SC, Sicoob, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Villaggio Grando Boutique Winery, RRS Advogados Associados.

 

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Blocolit, Cianet, Clear Inovação, Damyller, Jô Cintra Boutique Viagens, Lumis Construtora, Mari Pelegrini, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, Lica Paludo Produções, Khronos, Menton Turismo e JPS Negócios.

 

Ao LIDE Futuro estão associadas Lusch, Mirach, Khronos, Viaje Global, Grupo Maria´s, Dr. Cuco, Agência Mito, Magic Bubble e Lumensul.

 

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado